Entrevista Com Helena Gomes


                                   Entrevista Com Helena Gomes



Gente, hoje eu estou aqui, com mais uma entrevista, dessa vez é com a Helena Gomes, que é autora de livros como Assassinato na biblioteca, Sangue de lobos, entre outros.



Primeiramente muito obrigado por aceitar fazer a entrevista:
Camila sou eu quem agradece pela oportunidade de falar sobre o meu trabalho.

Quem é Helena Gomes?
Sou alguém que adora histórias, principalmente quando elas ficam na minha cabeça e, depois, ganham vida própria na hora em que passo tudo para o computador. ;-)


Você sempre quis ser uma escritora?
Sim, mas eu também queria ser desenhista e arqueóloga. Aí percebi que não desenho tão bem assim e que minha alergia a pó me impediria de invadir tumbas egípcias perdidas no tempo e no deserto. Só sobrou ser escritora... rsrs

Desde quando você escreve?
Quando eu era criança, gostava de escrever e, ao mesmo tempo, ilustrar minhas histórias. Na adolescência, mergulhei nos livros e mal tive tempo de escrever. Também não dei atenção às minhas histórias quando fui para a faculdade, comecei a trabalhar, me casei e tive filhos. Elas, porém, nunca deixaram minha cabeça. Então, no primeiro dia de 2001, decidi escrever de verdade, com disciplina e dedicação. E, nesse dia, fiz o prólogo daquele que seria meu primeiro livro, O Arqueiro e a Feiticeira, volume um da saga A Caverna de Cristais (hoje publicada pela Idea).

Quanto tempo leva em média para escrever um livro?
Depende da história. Algumas levam meses e outras, anos. Assassinato na Biblioteca, da Rocco, foi escrito em um mês e meio. Sangue de Lobo, da DCL, que escrevi com a Rosana Rios, demorou quatro meses. Já Kimaera – Dois Mundos (Jambô) levou três ou quatro anos, pois parei a história em vários momentos para escrever outras.

Você tem alguma inspiração para seus livros?
As pessoas, a vida, o mundo à nossa volta, viagens, eventos, filmes, HQs, seriados, notícias, enfim, tudo pode nos dar ideias, elementos e pesquisa para histórias.

Você tem outra ocupação além de escrever?
Sim. Sou jornalista, professora universitária, revisora e preparadora de originais.

Está escrevendo algo, no momento ou tem planos para o futuro?
No momento, estou escrevendo um livro de mistério, com elementos fantásticos, que foi encomendado por uma editora. Tenho dois livros prontos, que devem ser lançados em breve: Conexão Magia, escrito com a Rosana Rios, pela Rocco, e Olhos de Fogo, escrito com a Kathia Brienza, pela Escrita Fina Edições. E tenho pelo menos dois projetos em andamento, mas ainda não posso falar sobre eles.

O que devemos esperar de seus livros? Você classificaria alguma idade apropriada para a idade dos leitores deles?

Gosto de escrever histórias de aventura, muitas vezes com toques de magia, e sempre com reviravoltas, ação, mistério, humor e romance. No caso dos juvenis, a faixa etária costuma ser de leitores acima dos 9 anos. Já os livros para o público jovem leitor seriam para maiores de 12 anos. Kimaera é o único que eu colocaria como mais indicado para leitores com mais de 14 anos.

Você encontrou alguma dificuldade para publicar seus livros?
No começo, sim. Nesta fase, é sempre difícil encontrar editoras. Mas tive muita sorte, sabe. Não demorou para que a Devir decidisse publicar O Arqueiro e a Feiticeira, o que aconteceu em 2003. Quase dois anos depois, eu fechava contrato com a Rocco para publicar Lobo Alpha, que saiu em 2006. Hoje, tenho 18 livros publicados, encomendas para escrever e projetos para tocar adiante. Mas não foi fácil como parece. Estudo bastante, procuro sempre melhorar e me aperfeiçoar cada vez mais. É como a vida: estamos sempre aprendendo. J

Alguma dica para quem também quer ser escritor?
Estude bastante, faça cursos de criação literária e de roteiro também, analise todas as histórias que puder, participe de eventos literários e pesquise o mercado editorial. Ou seja, prepare-se como se estivesse se preparando para uma profissão. Porque ser escritor é para valer mesmo!


Um lugar: minha casa
Um autor: há vários, não consigo escolher...
Um filme: Rastros de Ódio
Um livro: A Trilogia de Merlin, de Mary Stewart
Uma música: Under pressure
Uma frase: “I know I was born and I know that I'll die. The in-between is mine”, Eddie Vedder, Pearl Jam
Uma pessoa: duas pessoas, na verdade: meus filhos Matheus e Carla



P.s: Gente logo, vai ter promoção do livro dela aqui no blog .
P.s: A promoção O Rei e o Camaleão, só vai até hoje a meia-noite.

Beijos

Camila Soares

3 comentários:

  1. A Helena é muito gente boa! Ainda não li um livro dela, só li um que ela organizou, e tem um conto dela...

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu adorei Assasinato na Biblioteca. :D
    Muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Dizem que é otimo, nunca li.
    oque fiz parceria com ela, foi Sangue de lobo.

    :*

    ResponderExcluir