Entrevista Com Luis Eduardo Matta

Entrevista Com Luis Eduardo Matta


Gente,hoje eu estou aqui, com mais uma entrevista, dessa vez com o Luis Eduardo,  que é autor do livro O Véu, entre outros, e que também fiz uma parceria.



Primeiramente muito obrigado por aceitar fazer a entrevista:

Eu é que agradeço a oportunidade.

Quem é Luis Eduardo?

Sou carioca de Copacabana, mas brasileiro acima de tudo. Não sou bairrista quando se trata de Brasil. Nasci em novembro de 1974 e escrevo thrillers desde os 17 anos.

Você sempre quis ser um escritor?

Nem sempre, embora desde cedo tenha tido uma inclinação natural para inventar histórias.

Desde quando você escreve?

Comecei a sério aos 17 anos. Foi em janeiro de 1992, assistindo a uma entrevista de Jorge Amado e Zélia Gattai, na TV. Meu primeiro livro foi publicado em maio do ano seguinte.

Quanto tempo leva em media para escrever um livro?

Varia muito. “Morte no Colégio” foi escrito em três meses. “O Véu” por sua vez, demorou dez anos.

Você tem alguma inspiração para seus livros?

Minha inspiração maior é o cotidiano e as notícias da imprensa. Muitas vezes, andando pelas ruas do Rio, vejo uma pessoa ou uma situação e desenvolvo imediatamente toda uma fabulação em torno. Do mesmo modo, quando leio os jornais, frequentemente uma notícia me interessa e me faz imaginar como aquele fato ficaria num thriller caso houvesse outros desdobramentos.

Você tem outra ocupação além de escrever?

Não e nem poderia. Sou uma pessoa cada vez mais ocupada, com muitos trabalhos e compromissos para dar conta ao mesmo tempo. Minha vida social, por exemplo, anda bastante comprometida.

Esta escrevendo algo, no momento ou tem planos para o futuro?

Estou, neste momento, escrevendo cinco livros ao mesmo tempo. Três deles encontram-se na reta final. Espero publicá-los entre 2011 e 2012.

O que devemos esperar de seus livros? Você classificaria alguma idade apropriada para a idade dos leitores deles?

Meus livros são thrillers, isto é: romances de mistério e suspense. Quem aprecia o gênero e também a literatura policial têm mais chances de gostar deles. Acho que eles podem ser lidos por pessoas de qualquer idade, a partir dos 8 ou 9 anos.

Você encontrou alguma dificuldade para publicar seus livros?

Muitas. Foi muito difícil. Entre o primeiro e o segundo livro foram quase dez anos, dos quais seguramente uns quatro passei mandando originais às editoras e sendo rejeitado direto. Foram tantas as recusas que até perdi a conta. Se eu não estivesse tão certo do que eu desejava e não fosse tão perseverante, teria, facilmente, desistido lá atrás.

Alguma dica para quem também quer ser escritor?

Não sou muito bom para dar dicas. Prefiro ouvir a falar. Mas gosto de dizer aos autores que acreditem no próprio trabalho, tenham alguma autocrítica, domem o próprio ego, e persistam sempre. O mercado editorial é difícil e a perseverança é nossa maior aliada. Outra coisa: não sejam arrogantes com os seus colegas de ofício. A cordialidade não faz mal a ninguém e uma das coisas que mais me entristecem no meio literário é ver a competição venenosa entre os escritores por migalhas de uma glória fútil e mesquinha.

Um lugar: Copacabana, Rio de Janeiro
Um autor: Agatha Christie
Um filme: O Poderoso Chefão
Um livro: O Idiota, de Dostoiévski
Um musica: Desde que o Samba é Samba (Caetano Veloso e Gilberto Gil)
Uma frase: Nada do que é humano me é estranho (Terêncio)
Uma pessoa: Sócrates (o filósofo)






Espero que vocês tenham gostado da entrevista assim como eu .

Beijos

Camila Soares

2 comentários:

  1. Luis Eduardo Matta é um escritor genial, ele consegue nos prender aos livros dele!

    ResponderExcluir
  2. Encontrei a entrevista. *.*
    Ele além de excelente profissional, é um gato. rs. :>

    ResponderExcluir